quarta-feira, 21 de julho de 2010

Espartilho anti-democrático

A Constituição numa democracia ocidental é constituida por um conjuto de regras e determinados valores gerais tendo como pricipal objectivo salvaguar , limitando os poderes do estado, os direitos do povo soberano.
Se assim não fosse qualquer maioria ocasional ,no nosso caso de 2/3,de forças políticas da mesma área ideológica poderiam  tornar  a Carta Magna  de todo o Povo  num texto sagrado e intangível,tornando-se paradoxalmente num verdadeira obstáculo á livre e salutar vivência democrática em que todos podem e devem participar em plena igualdade de direitos.
Fenómenos destes terão mais possibilidades de aconteceram em países com fraca vivência democrática ou saídos de processos revolucionários.
Na verdade as forças políticas antes mesmo de obterem uma vitória eleitoral já estarão derrotadas , á partida, por força de uma qualquer deriva ideológica "constitucional". Mais, as forças politico-partidárias que benefícíam com essa espúria orientação sabem garantir o essencial das suas políticas mesmo perdendo  as eleições. Como diz Karl  Popper a atitude  mágica ou irracional   para com os costumes da visão social e á correspondente rigidez desses costumes,é típica das sociedades fechadas .
A perpetuação duma constituição ultrapassada e tentativa desesperada de manter cegamente políticas que condenam o nosso Pais ao desastre devem merecer o maior repúdio dos Portugueses  .

Sem comentários:

Enviar um comentário